terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Shadow – Austin Mahone

You walk into the room
So perfect but unaware
Making me stop and stare
Everytime I heard he broke your heart
Can I just fix you, girl?
Show you a different world, oh oh

(Chrous)
I take you anywhere
I put you on a throne
I lay down my heart, I swear
And I’ll make sure that you’ll never be alone
Only my shadow knows
How I feel about you
Only my shadow goes
Where I dream of you and me
Should I go or wait?
Is it too soon, too late?
(Cause) Only my shadow knows

I’ve been loving you so long
And now that I got the chance
I see you need to dance on your own
So I'll wait another day
Maybe another year
I’m gonna be right here, oh oh

(Chrous)

I wish I could say all these words
All these things that your heart never heard, yeah
But I saw the pain in your eyes and it sealed my lips

Only my shadow knows
How I feel about you
Only my shadow goes
Where I dream of you and me
Should I go or wait?
Is it too soon too late?
Only my shadow knows

Hey, only my shadow knows
Oh, oh, oh, oh, oh, oh
Only my shadow knows

01. Sobre a letra da musica, qual a mensagem passada pela canção?
a. (    ) Uma briga entre um casal de namorados.
b. (    ) A traição que o rapaz sofreu da sua namorada.
c. (    ) Um pedido de reconciliação entre um casal apaixonado.
d. (    ) O desejo que o garoto tem de ajudar a garota que ele ama.
e. (    ) O termino de relacionamento que durou anos.
02. A palavra destacada na frase “Only my shadow knows” poderia ser substituída sem alterar o sentido da frase:
a. (    ) despair
b. (    ) umbra
c. (    ) night
d. (    ) light
e. (    ) clarity
03. Qual o tempo verbal da seguinte oração: “I’ve been loving you so long”?
a. (    ) Past Perfect
b. (    ) Present Perfect Progress
c. (    ) Present Perfect
d. (    ) Simple Past
e. (    ) Past Continuous
04. Em qual alternativa todas as palavras são verbos?
a. (    ) maybe; goes; wait; right.
b. (    ) year; dance; change; long.
c. (    ) dream; need; here; gonna.
d. (    ) alone; only; late; swear.
e. (    ) wait; goes; need; swear.
05. Qual oração possui na sua estrutura um verbo “Modal”?
a. (    ) Is it too soon, too late?
b. (    ) Only my shadow goes.
c. (    ) Should I go or wait?
d. (    ) How I feel about you.
e. (    ) So I'll wait another day.


MAIN POINTS AND DETAILED COMPREHENSION


OBJETIVO: Este assunto fará você ser capaz de identificar a ideia central de um texto e os tópicos frasais dos parágrafos, como também distinguir a ideia principal dos detalhes.

Todo texto desenvolve uma ideia central sobre um determinado assunto/tópico, e essa ideia central é desenvolvida em parágrafos. Cada parágrafo, por sua vez, possui uma Ideia Principal (MAIN IDEA) e a desenvolve apresentando Informações Adicionais/Detalhes (SUPPORTING DETAILS). A ideia principal do parágrafo é expressa no Tópico Frasal (TOPIC SENTENCE).

O tópico frasal é a frase que encerra, de um modo geral e conciso, a ideia central do parágrafo. Geralmente, o tópico frasal, que pode vir de forma afirmativa, negativa ou interrogativa, é a primeira frase, o que ajudará o leitor a ter uma ideia clara do que irá ser discutido no parágrafo. As outras frases contêm detalhes que sustentam a ideia principal. Em geral, dois ou mais detalhes (fatos, exemplos, motivos, definições, dados estatísticos etc.) são necessários para desenvolver a ideia principal (Main Idea) adequadamente. Cada parágrafo, portanto, contém apenas uma ideia principal e deverá ser coerente, servindo para comprovar a ideia exposta.

Lembre-se que, normalmente, o tópico frasal aparece no início do parágrafo (processo indutivo). Mas, em alguns textos, ele poderá vir em outro lugar no parágrafo, como no meio ou no final. Quando o autor finaliza o parágrafo como o tópico frasal para resumir os detalhes já apresentados, temos o processo dedutivo.

Para mostrar como funciona as relações entre a MAIN POINTS AND DETAILED COMPREHENSION, veja o exemplo de um texto retirado da revista Isto É:

Transamargura

Para quem vive à beira da Transamazônica não tem tempo bom. São seis meses comendo poeira e outros seis vivendo na lama. Embora o pó incomode, o verão, que vai de maio a outubro, é o período menos ruim. Ao longo desses meses é possível trafegar pela maior parte da rodovia, ainda que aos solavancos, desviando-se dos buracos e equilibrando-se sobre pontes frágeis. Mas durante o inverno – que lá é a estação das chuvas –, a estrada vira um imenso atoleiro, com pontes desabando e cidades condenadas ao isolamento. (...)

Você observará pelo titulo e pela primeira sentença que o texto apontará os problemas que se apresentam para quem trafega e mora na Transamazônica.

Tópico Frasal: Para quem vive à beira da Transamazônica não tem tempo bom.

Detalhe 01: São seis meses comendo poeira e outros seis vivendo na lama.
Detalhe 02: (...) aos solavancos, desviando-se dos buracos e equilibrando-se sobre pontes frágeis.
Detalhe 03: (...) a estrada vira um imenso atoleiro, com pontes desabando e cidades condenadas ao isolamento.


O que se observa em um parágrafo bem construído é que tudo converge para dar suporte ou questionar o tópico frasal. Cada parágrafo deve, portanto, adicionar novos dados que permitam um melhor desenvolvimento do assunto proposto no texto.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Tecnologia da informação


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mapa com os gastos em TI em todo o planeta
Pode-se definir tecnologia da Informação (TI) como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas — e estão ligadas a tantas áreas — que há diversas definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo. É a área da informática que trata a informação, a organização e a classificação de forma a permitir a tomada de decisão em prol de algum objetivo. A tecnologia da informação pode contribuir para alargar ou reduzir as liberdades privadas e públicas ou tornar-se um instrumento de dominação.
TI refere-se, de modo geral, à coleção de recursos de informação de uma organização, seus usuários e a gerência que os supervisiona, inclusive a infraestrutura de TI e todos os outros sistemas de informação em uma organização.

O termo[editar | editar código-fonte]

A TI é uma grande força nas áreas de finanças, planejamento de transportesdesign, produção de bens, assim como na imprensa, nas atividades editoriais, na produção musical e cinematográfica, no rádio e na televisão. O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias de informação modificou as bibliotecas e os centros de documentação (principais locais de armazenamento de informação), introduzindo novas formas de organização e acesso aos dados e obras armazenadas; reduziu custos e acelerou a produção dos jornais e possibilitou a formação instantânea de redes televisivas de âmbito mundial.[3]
Além disso, tal desenvolvimento facilitou e intensificou a comunicação pessoal e institucional, através de programas de processamento de texto, de formação de bancos de dados, de editoração eletrônica, bem como de tecnologias que permitem a transmissão de documentos, envio de mensagens e arquivos, assim como consultas a computadoresremotos (via rede mundiais de computadores, como a Internet). A difusão das novas tecnologias de informação trouxe também impasse e problemas, relativos principalmente à privacidade dos indivíduos e ao seu direito à informação, pois os cidadãos geralmente não têm acesso a grande quantidade de informação sobre eles, coletadas por instituições particulares ou públicas.[carece de fontes]
As tecnologias da informação não incluem somente componentes de máquina. Existem tecnologias intelectuais usadas para lidar com o ciclo da informação, como técnicas de classificação, por exemplo, que não requerem uso de máquinas apenas em um esquema. Esse esquema pode, também, ser incluído em software que será usado, mas isso não elimina o fato de que a técnica já existia independentemente do software. As tecnologias de classificação e organização de informações existem desde que as bibliotecascomeçaram a ser formadas. Qualquer livro sobre organização de bibliotecas traz essas tecnologias.[carece de fontes]
Os maiores desenvolvedores mundiais desse tipo de tecnologia são SuéciaFinlândiaSuíçaIsraelSingapuraHolanda e os Estados Unidos; segundo o Relatório Global de Tecnologia da Informação 2015-2016 do Fórum Econômico Mundial. O Brasil é o 72ª nesse ranking[4].
Qual é o impacto das tecnologias informática na sociedade