terça-feira, 13 de dezembro de 2016

MAIN POINTS AND DETAILED COMPREHENSION


OBJETIVO: Este assunto fará você ser capaz de identificar a ideia central de um texto e os tópicos frasais dos parágrafos, como também distinguir a ideia principal dos detalhes.

Todo texto desenvolve uma ideia central sobre um determinado assunto/tópico, e essa ideia central é desenvolvida em parágrafos. Cada parágrafo, por sua vez, possui uma Ideia Principal (MAIN IDEA) e a desenvolve apresentando Informações Adicionais/Detalhes (SUPPORTING DETAILS). A ideia principal do parágrafo é expressa no Tópico Frasal (TOPIC SENTENCE).

O tópico frasal é a frase que encerra, de um modo geral e conciso, a ideia central do parágrafo. Geralmente, o tópico frasal, que pode vir de forma afirmativa, negativa ou interrogativa, é a primeira frase, o que ajudará o leitor a ter uma ideia clara do que irá ser discutido no parágrafo. As outras frases contêm detalhes que sustentam a ideia principal. Em geral, dois ou mais detalhes (fatos, exemplos, motivos, definições, dados estatísticos etc.) são necessários para desenvolver a ideia principal (Main Idea) adequadamente. Cada parágrafo, portanto, contém apenas uma ideia principal e deverá ser coerente, servindo para comprovar a ideia exposta.

Lembre-se que, normalmente, o tópico frasal aparece no início do parágrafo (processo indutivo). Mas, em alguns textos, ele poderá vir em outro lugar no parágrafo, como no meio ou no final. Quando o autor finaliza o parágrafo como o tópico frasal para resumir os detalhes já apresentados, temos o processo dedutivo.

Para mostrar como funciona as relações entre a MAIN POINTS AND DETAILED COMPREHENSION, veja o exemplo de um texto retirado da revista Isto É:

Transamargura

Para quem vive à beira da Transamazônica não tem tempo bom. São seis meses comendo poeira e outros seis vivendo na lama. Embora o pó incomode, o verão, que vai de maio a outubro, é o período menos ruim. Ao longo desses meses é possível trafegar pela maior parte da rodovia, ainda que aos solavancos, desviando-se dos buracos e equilibrando-se sobre pontes frágeis. Mas durante o inverno – que lá é a estação das chuvas –, a estrada vira um imenso atoleiro, com pontes desabando e cidades condenadas ao isolamento. (...)

Você observará pelo titulo e pela primeira sentença que o texto apontará os problemas que se apresentam para quem trafega e mora na Transamazônica.

Tópico Frasal: Para quem vive à beira da Transamazônica não tem tempo bom.

Detalhe 01: São seis meses comendo poeira e outros seis vivendo na lama.
Detalhe 02: (...) aos solavancos, desviando-se dos buracos e equilibrando-se sobre pontes frágeis.
Detalhe 03: (...) a estrada vira um imenso atoleiro, com pontes desabando e cidades condenadas ao isolamento.


O que se observa em um parágrafo bem construído é que tudo converge para dar suporte ou questionar o tópico frasal. Cada parágrafo deve, portanto, adicionar novos dados que permitam um melhor desenvolvimento do assunto proposto no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário